Bolo de Mandioca Macio
Esse é Bolo de Verdade
Gemada Aerada + Clara em Neve
Bolo de Aipim ou Bolo de Macaxeira
2 leites de coco + 1 leite condensado
+ 300 g de coco + 500 g mandioca crua
Batedeira + preparo manual:
1.a etapa
- 500 g de mandioca crua, sem casca, ralada (a minha foi ralada manualmente, filetada fina, um ralador inox pequeno que encontrei para comprar com buraco menorzinho, é o meu preferido da gaveta, que ajudou a criar um miolo melhor também...)
- água para lavar e escorrer
2.a etapa - Batedeira - 2 tigelas (usando a técnica da Gemada Aerada)
- 4 gemas
- 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar refinado
- 4 colheres (sopa cheia) margarina sem sal - 80 g
- 4 claras em neve
- + 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
3.a etapa - Preparo Manual
- 1/2 lata de leite condensado
- 200 ml - 1 garrafinha de leite de coco
- 1 xícara (cha) farinha de trigo
- 200 g de coco ralado - 2 xícaras
- 2 colheres (sopa) fermento em pó para bolo
4.a etapa - Calda Cocada
Aquecida no Fogão só para Diluir tudo direitinho
(vapt-vupt)
- 100 g de coco ralado - 1 xícara
- 1/2 lata de leite condensado
- 200 ml - 1 garrafinha de leite de coco
- 1 colher (sopa) margarina
Pilotando a Cozinha com Priscila:
1- Rale a mandioca crua, e de um a lavada usando escorredor. Se nao for usar imediatamente, conserve na geladeira imersa em água.
Obs.: Mandioca crua ralada imersa em água, pode ficar dias na geladeira, só trocar a água todo o dia.
2 - Batedeira Claras Aeradas - Bata as claras em neve super firme. Apos acrescente 6 colheres de sopa de açúcar (1/2 xícara) e reserve.
3 - Batedeira - "Gemada Aerada" - Bata primeiro so as gemas com margarina. Apos 1 e 1/2 xícara de açúcar até ficar fofissimo. Bater com muito + tempo do que sempre fizemos. Bata sem pressa, com tempo para crescer muito. Visualmente o resultado são como claras em neve, so que neste caso é "gemas areradas, uma nuvem amarelinho clarinho muito crescido e fofo".
4 - Finalização do preparo é manualmente, para não perder o fofo. Na Gemada Aerada acrescente o leite condensado, leite de coco, a mandioca ralada, a farinha, coco e fermento, tudo aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima (como fazemos para nao perder o volume das claras em neve). Por ultimo as claras em neve, agregando com a mesma delicadesa. Importante regra: Massa pesada sobre clara, despejada aos poucos.... Não é clara em neve sobre massa pesada (dica que aprendi com o Chef Álvaro Rodrigues na tv).
5 - Leve para assar em forma untada e enfarinhada, até que enfiando um palito saia seco, coisa de 35 minutos em forno a 180.o c, já bem preaquecido antes (quente por 15 minutos vazio).7- Não é preciso furar o bolo.Despeje a calda sobre o bolo quente.
8 - Bolo Quente + Calda Morna, demoronou bastante para esfriar, + que normal para chegar em temperatura ambiente esta receita.
Por conta disso, recomendo quem for preparar faze-lo no dia de servir com antecedencia, tipo assa de manha e serve a tarde na mesa de cafe.
Apesar da cobertura ter sabor de doce sobremesa,
é bolo com café mesmo.
A Calda aplicada é bem liquida, devagarinho o bolo chupa sozinho parte deste liquido, mas não chega a ficar molhado pra valer, absorve no ponto achei.
A cobertura acaba ficando + concentrado de coco, lembrando mesmo uma Cocada das boas, com o doce fraco, no ponto para tomar um cafezinho preto junto.
Sabe aquela receita,
puxa vida que bom, acertamos fazer um miolo bom...
A receita estava no caderno da familia o tempo todo e eu nem sabia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário