Feijoada Completa
Serve 20 pessoas
# 5 lingüiças
# 2 orelhas salgados
# 2 rabos salgados
# 2 línguas de porco salgados
(*) 1 laranja descascada (sem a parte branca e sem sementes)
4 pimentas de cheiro
2 colheres de sopa de óleo
(ou de mandioca torrada normal)
1 dente de alho picado
óleo para refogar
(tem que ser grande mesmo)
(se tiver 1 só, tenha muita paciência)
Muitos panos de prato
IMPORTANTE:
Para fazer essa quantidade de feijoada você deve ter um fogão que comporte
uma panela gigante e outras panelas ao mesmo tempo!
Se seu fogão for de 4 bocas, reduza a receita para 1/3 ou metade
Estou pressupondo que você não vai lavar nada depois de usar, por isso tantas panelas.
Você pode ir lavando as que tiver e reusar, é claro.
Modo de Fazer
Pegue todas as carnes salgadas (costela, lombo, carne seca e apêndices do porco) e pique o que estiver inteiro (não precisa picar pequeno, seja generoso nos pedaços).
Lave as carnes picadas pra tirar o excesso de sal e coloque de molho em bastante água(pra isso as panelas grandes). eu sou maníaca e costumo colocar as carnes todas separadinhas nas panelas, mas é frescura. se quiser e couber na panela, pode misturar.
Escolha o feijão (vamos fingir que eu escolho mesmo...), lave e coloque de molho cobrindo completamente de água. atenção, novatos: o feijão incha que é uma loucura. não coloque água ou feijão até a borda da vasilha, ok? se a vasilha não for grande, coloque em 2
Modo de preparar a feijoada
Jogue a água das carnes fora, lave todas muito bem, devolva tudo pras panelas com bastante água e coloque pra ferver. ferveu?
Jogue a água fora, lave tudo, coloque mais água e ferva de novo. separe as carninhas, já vamos usá-las. o que a gente fez agorinha se chama dessalgar as carnes, pro seu conhecimento ;)
Enquanto as carnes fervem, sugiro que você prepare o resto dos ingredientes da feijoada e deixe no jeito: corte as carnes frescas em pedaços não muito pequenos, corte as linguiças em rodelas, o bacon em pedaços pequenos, pique a cebola e o alho e descasque a laranja.
Prontas as carnes, pegue suas panelas de pressão e faça um bem-bolado em cada panela, distribuindo os ingredientes:
Coloque feijão, um mix das carnes dessalgadas (um pouco de cada), carnes frescas, linguiça e o bacon. adicione 2 folhas de louro (eu amo. se quiser diminuir não tem problema) e 1/4 da laranja descascada (se a panela for grande eu colocaria 1/2 laranja). coloque a panela fechada no fogo e, depois que "chiar", conte 15 minutos. não deixe "só mais um pouquinho", senão o feijão dissolve.
*Atenção: nada de sal, nada de nenhum tipo de tempero na panela de pressão. confie.
(Esse processo das panelas de pressão eu faço quantas vezes for necessário pra acabar o feijão e as carnes.
Dessa última vez fiz 3 vezes. conforme cada "leva" do cozido feijão + carnes vai ficando pronto, eu vou colocando no panelão já com o refogado, mas sem ainda ligar o fogo. quando tudo ficar pronto eu coloco pra cozinhar)
Enquanto as panelas de pressão estão no fogo cozinhando sua pré-feijoada, prepare o refogado no panelão que vai receber o que sair das panelas de pressão.
Coloque óleo na panela, esquente,e a cebola picada, refogue um pouco até amolecer.
Coloque o alho e misture até dourar bem de leve e desligue o fogo.
Só depois que o conteúdo de todas as panelas de pressão estiver na panelona é que você vai começar a cozinhar a feijoada propriamente dita.
Tudo cozido nas panelas de pressão?
Misture na panelona, mexa bem e coloque no fogo médio.
Experimente e conclua que não precisa de um pingo de sal ; mexa de vez em quando (cuidado com o fundo) com aquela colher de pau grande que eu recomendei (senão não chega no fundo, né?) e deixe apurar.
O que é apurar? Deixar os sabores se misturarem e o maravilhoso feijão fazer efeito e engrossar, criar caldo.
Enquanto a feijoada apura você prepara a farofa:
Pegue uma das frigideiras grandes e coloque metade da manteiga, deixe derreter mas não queimar. junte o bacon picado e refogue até dourar.
Junte a linguiça picada e deixe dourar. nessa altura os vizinhos e os cachorros da vizinhança vão querer invadir sua casa por causa do cheiro de pecado, seja forte.
Adicione a cebola picada, depois o alho, depois a azeitona.
Quando estiver tudo refogadinho, abra um "buraco" no meio da frigideira e quebre um ovo com cuidado. "mexa" o ovo rapidamente, procurando criar pedacinhos de ovo que vão se misturar na farofa (não se preocupe se não der 100% certo: não há o que você faça com esse ovo que vá estragar a farofa :D).
Junte o restante da manteiga e, quando derreter, coloque a farinha de mandioca e misture como se sua vida dependesse disso. a idéia é que fique tudo bem misturado e que a farinha não queime, então tenha cuidado com o fogo, pode abaixar um pouco e misturar bem. Um pouco de sal pode ser necessário, experimente. quando estiver tudo misturadinho pode tirar do fogo.
A COUVE
Aqueça o óleo na frigideira e coloque o alho picado. atenção, o alho é o capeta pra queimar e deixa um gosto ruim quando acontece. quando dourar o alho, coloque a couve (pode pôr bastante, ela reduz pra menos de 1/4 do volume original), salpique sal, aumente o fogo e mexa bastante até a couve murchar e ficar verde bem escura. não precisa morrer de refogar a couve, só faça ela mudar de cor, rapidamente, e tire do fogo.
A essa altura a feijoada está lá, cozinhando, e tem bastante caldo pra você roubar. Aqueça um pouco de óleo e coloque cebola picadinha, depois alho e depois tomate picado.
Deixe refogar e quando o tomate estiver molengo junte as pimentas picadas. misture um pouco e coloque 4 conchas de caldo de feijão (com uns feijõezinhos, sem exagerar) nessa mistura e mexa bem.
Se precisar, amasse com o garfo os pedaços de tomate e feijão, faça um molho denso mas não muito grosso e separe pra servir em molheira.
É a última coisa que eu faço, antes de servir, junto com a couve. se não quiser arriscar fazer as 2 coisas ao mesmo tempo, faça o arroz e enquanto ele cozinha faça a couve.
A receita:
Diz a lenda que para cada xícara de arroz são 2 xícaras de água. Eu tenho preguiça de medir e faço a olho, mas pode usar a regra que dá certo.
Aqueça o óleo, junte a cebola e o alho picadinhos (pode usar só alho, se quiser), coloque o arroz.
Mexa bem o arroz, misturando o óleo e os temperos. quando os grãos de arroz estiverem ficando transparentes, coloque a água.
Meu pai diz que se esquentar a água antes de colocar o arroz fica mais solto.
Tenho preguiça e nunca faço isso, mas tente e me conte.
Coloque 1 colher de sopa rasa de sal (pra essa quantidade), misture, experimente a água (lembrando que depois o sal fica mais presente). Deixe em fogo médio com a panela semi-tampada. quando o arroz estiver seco em cima, tire a tampa e fique esperto: confira de vez em quando se a água acabou. quando acabar (investigue colocando uma colher ou garfo até o fundo da panela), adivinhe? desligue e sirva.
Bem, aí é só colocar as coisas na mesa e servir. você pode ser fina e colocar em travessas lindas ou pode ser como eu e colocar a panela na mesa pro povo se servir ;)
Não costumo servir feijoada com laranja porque os meus convidados nunca comem e fica a maldita laranja na minha geladeira por vários dias até eu jogar fora.
Mas seus convidados podem gostar, inclua se quiser.
Colocar na mesa uma pimenta pura e bem forte é bom, sempre tem quem goste.
Farinha de mandioca pura, de boa qualidade, também é essencial. coloque na mesa pra quem quiser.
Há os que preparem bistecas e torresmo pra acompanhar, mas a meleca que faz no fogão é algo de medonho.
Amo bisteca e torresmo, masninguém merece fritar essas coisas,não.
Deixo essas iguarias para comer no restaurante do gênero.
Fonte: http://zel.com.br
AMEI SUAS DICAS..OBRIGADO VOU APROVEITAR ESSAS DICAS ,E USAR NA MINHA FEIJOADA AGORA NO MEU NIVER MEU E DO MEU MARIDO FAZEMOS NO MESMO DIA..14/07...MAS VOU FAZER NO DIA 16 /07/2011.BJS.
ResponderExcluir